- O ansioso pensa e observa demais, percebe coisas que muita gente nem sequer repara, é mais sensível.
- Nota quando alguém está diferente e mentindo, e sente quando as coisas não vão bem nos relacionamentos.
- O ansioso se preocupa muito com oque pensam dele e tenta se adequar as situações.
- E fica em estado de alerta para não ser machucado, sofrendo então por antecipação.
Como transformar uma mente ansiosa?
- Buscando ajuda na psicoterapia com uma profissional, psicóloga séria, que seja comprometida para que o tratamento seja feito e sendo necessário encaminhado para os demais profissionais.
- Comece a trabalhar sua mente trazendo pensamentos reais para combater os pensamentos distorcidos, trazendo possibilidades.
- Identifique seus objetivos, seus planos. Faça uma lista do que quer alcançar. Tenha compromisso consigo e seja autocompassivo com sua história.
- PARE- RESPIRE-OBSERVE. Olhe sua vida hoje, veja oque você está vivenciando com calma, com autoaceitação e respeito.
- Escreva em alguns post-its lembretes com frases, palavras que te motivam e trazem energia. Coloque em lugares que você veja o tempo todo. Faça isto agora mesmo é para você.
- Escreva uma lista com suas conquistas, desde a primeira e sinta o momento a energia que está situação te trouxe e ainda te traz.
- Escreva sobre uma situação que a ansiedade te paralisou então pense e reescreva está situação, sento o protagonista, como você dirigiria esta situação?
- Faça uma lista com momentos que te deixam ansiosos e nomeie os sentimentos que surgem nesta situação. Alegria, raiva, medo, Amor. Perceba neste exercício como todas as emoções têm seu lado positivo e negativo e que a situação em si é neutra, as emoções é que trazem sentimentos e alimentam a ansiedade.
Para finalizar, faça uma carta de forma bem amorosa, para você para te ajudar nos dias que o medo vier, que ansiedade se desequilibrar e vier te visitar. Carinhosamente porque você é que é o autor da sua história, da sua vida agora.
Lembre-se todos erramos, todos temos fraquezas e sofremos e não precisa se julgar, mas aprender com técnicas certas a se valorizar e se aceitar.
Espero ter ajuda, pois meu objetivo é te ajudar a ser livre em sua mente e corpo.
Bjs
Marta Strele
Psicóloga Clínica Especialista em Transtornos alimentares, compulsão alimentar, emagrecimento, obesidade, cirurgia bariátrica
Everything is very open with a really clear explanation of the issues. It was definitely informative. Your site is very useful. Thanks for sharing!