O que é a Compulsão Alimentar?

A pandemia do coronavírus acentuou algumas situações que já estávamos vivendo, o estresse teve seu aumento, sensação de insegurança diante de acontecimentos diários, crescimento da ansiedade sendo considerada a doença do século e a busca por ter mais controle de várias situações pois a sensação é que tudo passa rápido e não damos conta de nada.

O cenário do transtorno alimentar também se evidenciou, muito tem se falado e visto nestes casos. É na comida que se busca o conforto, descanso, abrigo, alívio entre outras situações, para assim não sentir as emoções desagradáveis.

É preciso aprender a lidar e nomear as emoções e sentimentos em psicoterapia com especialista nesta área de transtornos alimentares.

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar que traz uma perda de controle diante da comida, a pessoa se torna prisioneira da comida. Sendo necessário acompanhamento com profissionais especialistas nesta área, psicóloga, psiquiatra.

É resultado de múltiplas causas, predisposição genética, influências socioculturais, vulnerabilidade psicológica da pessoa entre outras questões.

Alguns sentimentos envolvidos são: fracasso, culpa, incapacidade, muita ansiedade, perda de controle, fazendo perder a qualidade de vida e podendo levar a depressão.

Oque acontece é que; a pessoa não percebe que tem a compulsão alimentar e quando percebe não sabe o que fazer, come até acabar a comida, come escondido de forma rápida, perda de controle na quantidade que se come, episódio frequente de ingestão excessiva de alimentos em um espaço curto de tempo, apagão.

Compulsão alimentar não é brincadeira. É sério e precisa ser tratado, pois têm tratamento adequado.

Alguns gatilhos que levam a Compulsão Alimentar são: dietas restritivas, cansaço, excesso de serviço, não dormir suficiente, ser muito rígido, autoexigente, crenças distorcidas em relação ao corpo, supervalorização da magreza “ditadura da beleza “.

Espero ter ajuda com mais este conteúdo, e se você se viu neste quadro ou ficou na dúvida, me procure, me envie um e-mail, um watts e será um prazer poder te ajudar a se entender.

Um comentário em “O que é a Compulsão Alimentar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *