O que é a Compulsão Alimentar?

A pandemia do coronavírus acentuou algumas situações que já estávamos vivendo, o estresse teve seu aumento, sensação de insegurança diante de acontecimentos diários, crescimento da ansiedade sendo considerada a doença do século e a busca por ter mais controle de várias situações pois a sensação é que tudo passa rápido e não damos conta de nada.

O cenário do transtorno alimentar também se evidenciou, muito tem se falado e visto nestes casos. É na comida que se busca o conforto, descanso, abrigo, alívio entre outras situações, para assim não sentir as emoções desagradáveis.

É preciso aprender a lidar e nomear as emoções e sentimentos em psicoterapia com especialista nesta área de transtornos alimentares.

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar que traz uma perda de controle diante da comida, a pessoa se torna prisioneira da comida. Sendo necessário acompanhamento com profissionais especialistas nesta área, psicóloga, psiquiatra.

É resultado de múltiplas causas, predisposição genética, influências socioculturais, vulnerabilidade psicológica da pessoa entre outras questões.

Alguns sentimentos envolvidos são: fracasso, culpa, incapacidade, muita ansiedade, perda de controle, fazendo perder a qualidade de vida e podendo levar a depressão.

Oque acontece é que; a pessoa não percebe que tem a compulsão alimentar e quando percebe não sabe o que fazer, come até acabar a comida, come escondido de forma rápida, perda de controle na quantidade que se come, episódio frequente de ingestão excessiva de alimentos em um espaço curto de tempo, apagão.

Compulsão alimentar não é brincadeira. É sério e precisa ser tratado, pois têm tratamento adequado.

Alguns gatilhos que levam a Compulsão Alimentar são: dietas restritivas, cansaço, excesso de serviço, não dormir suficiente, ser muito rígido, autoexigente, crenças distorcidas em relação ao corpo, supervalorização da magreza “ditadura da beleza “.

Espero ter ajuda com mais este conteúdo, e se você se viu neste quadro ou ficou na dúvida, me procure, me envie um e-mail, um watts e será um prazer poder te ajudar a se entender.

Você sabe por que, quem tem ansiedade as vezes chora do nada e se machuca muito fácil?

  1. O ansioso pensa e observa demais, percebe coisas que muita gente nem sequer repara, é mais sensível.
  2. Nota quando alguém está diferente e mentindo, e sente quando as coisas não vão bem nos relacionamentos.
  3. O ansioso se preocupa muito com oque pensam dele e tenta se adequar as situações.
  4. E fica em estado de alerta para não ser machucado, sofrendo então por antecipação.

Como transformar uma mente ansiosa?

  1. Buscando ajuda na psicoterapia com uma profissional, psicóloga séria, que seja comprometida para que o tratamento seja feito e sendo necessário encaminhado para os demais profissionais.
  2. Comece a trabalhar sua mente trazendo pensamentos reais para combater os pensamentos distorcidos, trazendo possibilidades.
  3. Identifique seus objetivos, seus planos. Faça uma lista do que quer alcançar. Tenha compromisso consigo e seja autocompassivo com sua história.
  4. PARE- RESPIRE-OBSERVE. Olhe sua vida hoje, veja oque você está vivenciando com calma, com autoaceitação e respeito.
  5. Escreva em alguns post-its lembretes com frases, palavras que te motivam e trazem energia. Coloque em lugares que você veja o tempo todo. Faça isto agora mesmo é para você.
  6. Escreva uma lista com suas conquistas, desde a primeira e sinta o momento a energia que está situação te trouxe e ainda te traz.
  7. Escreva sobre uma situação que a ansiedade te paralisou então pense e reescreva está situação, sento o protagonista, como você dirigiria esta situação?
  8. Faça uma lista com momentos que te deixam ansiosos e nomeie os sentimentos que surgem nesta situação. Alegria, raiva, medo, Amor. Perceba neste exercício como todas as emoções têm seu lado positivo e negativo e que a situação em si é neutra, as emoções é que trazem sentimentos e alimentam a ansiedade.

Para finalizar, faça uma carta de forma bem amorosa, para você para te ajudar nos dias que o medo vier, que ansiedade se desequilibrar e vier te visitar. Carinhosamente porque você é que é o autor da sua história, da sua vida agora.

Lembre-se todos erramos, todos temos fraquezas e sofremos e não precisa se julgar, mas aprender com técnicas certas a se valorizar e se aceitar.

Espero ter ajuda, pois meu objetivo é te ajudar a ser livre em sua mente e corpo.

Bjs

Marta Strele

Psicóloga Clínica Especialista em Transtornos alimentares, compulsão alimentar, emagrecimento, obesidade, cirurgia bariátrica