Procrastinação. O que tem por trás?
A procrastinação é um problema recorrente para muitas pessoas, todos fazemos isto especialmente diante de tarefas maçantes ou indesejadas.
Pela definição, procrastinação é o ato de adiar tarefas até o último minuto ou de buscar distrações durante a execução delas.
Procrastinamos por várias razões diferentes e pode ser uma atividade de dobrar roupas, arrumar a cama, até entregar um trabalho, um projeto, o imposto de renda.
É natural querermos relaxar e até atrasar algumas atividades, o problema é quando acaba causando mais estresse em sua vida.
O que está então por trás da procrastinação? Está o medo de fracassar e várias emoções aparecem neste momento para confrontar a sua própria resistência, e , neste medo de fracassar, temos também o medo de falhar, de estragar tudo, ser julgado, então evito a situação a fim de me proteger e evitar o sentimento de fracasso.
A procrastinação chega para controlar as emoções e me proteger destes medos.
Porém é preciso lembrar que : Todas as pessoas falham em algum momento, é parte da condição humana e quando erramos aprendemos com nossas falhas e espantamos os medos.
Aprenda a olhar para seus medos, entenda que o medo é uma emoção primitiva de proteção. Revisite as situações que te geram e/ou geraram medo, entendendo que naquele momento o recurso que você tinha era aquele e que está tudo bem, aprenda com a situação, entenda e prossiga em busca de seu crescimento.
Para dar um passo além é preciso ser gentil com você, ser amável e compreensivo em vez da dura autocrítica que pune e evidência uma situação como ruim.
Conforte sua criança interior e afaste seu medo com doses de autoamor e autocompaixão, apoiando-se ao longo da vida. Traga mais autocompaixão e autoaceitação para você, não confundindo com arrogância que são extremamente opostos, aqui é o acolhimento de minhas vivências.
Entendendo estas emoções que estão por trás da procrastinação, agora quando você perceber que está adiando ou se distraindo diante de alguma atividade, pense qual medo te atormenta neste instante, compreenda-se, tome um copo de autoaceitação e faça o que tem que ser feito, encorajando-se a cada passo.
Bjs
Marta Strele Psicóloga Clínica Especialista