Oi!
Marta Strele com vocês.
O importante aqui é estarmos em tratamento, sendo acompanhados por uma psicóloga, onde teremos todo o suporte para entendermos o que é a ansiedade, como se manifesta, porque tenho, tratamento, prevenção, etc.
Mas se você chegou até aqui e diz estou em crise e não estou com acompanhamento, o que faço?
Coloco para você algumas técnicas que podem te ajudar agora.
Vamos lá!
- Respire suavemente, inspirando e expirando, inspire calmamente em 5 segundos e expire mais forte um pouco por 7 segundos, esvaziando todo o ar do pulmão. Faça umas 5 vezes ou por 1 minuto;
- Pare e sinta suas emoções, sinta seu corpo, seus batimentos cardíacos. De uma nota de 0 a 10 quanto está sua ansiedade?
- Agora, vamos relaxando nosso corpo observando se tem alguma região mais dolorida, se encontrar, massageie calmamente enquanto vai respirando e inspirando. Espreguice o corpo inteiro, sentindo alongar e relaxar todos os dedos das mãos e pés, tornozelos, braço, antebraço e assim sucessivamente.
- Por fim, observe como você está agora, sinta mais uma vez seu corpo e dê uma nota de 0 a 10 o quanto está sua ansiedade.
Agora você já deve estar sentindo-se melhor. Se quiser faça novamente as 4 etapas e sinta seu corpo ir se equilibrando.
Estas são técnicas muito úteis nos momentos de crise de ansiedade, mas podem ser utilizadas a todo momento para equilibrar o corpo e tirar o stress.
Faça e me conta como foi para você, espero ter te ajudado mais uma vez.
Bjs.
Marta Strele Psicóloga Clínica Especialista em transtornos alimentares, emagrecimento, obesidade, cirurgia bariátrica