Setembro Amarelo, juntos pela vida​

@martastrelepsi-psicologa-setembroamarelo

Setembro amarelo é uma campanha que tem ocorrido mundialmente pela prevenção do suicídio, a data oficial é em 10 de setembro, porém no Brasil, a campanha tem ocorrido durante todo o mês. O objetivo da campanha é fomentar o debate e gerar ações de prevenção ao suicídio.
Suicídio se entrelaça com a existência, finitude e sofrimento. É o ato da própria pessoa executar a morte, de forma consciente e intencional.

A causa é multifatorial, ou seja, entre fatores ambientais, interpessoais, sociais, genéticos, culturais, filosóficos, religiosos, psicológicos, transtornos mentais, depressão, alcoolismo, esquizofrenia, isolamento social, perdas recentes, ansiedades, individuais entre outros. Não existe uma causa única.

É um fenômeno complexo com muito tabu e incompreensão, levando ao entendimento de que é “frescura” ou “quer chamar a atenção”.

O suicídio não segue uma linha igual para todos, vai do risco leve, moderado e alto, estes riscos estão sempre em movimento, orientam e direcionam o cuidado e o tratamento.

É importante entender e escutar sempre que uma pessoa falar em tirar sua própria vida, sem julgamento e ajudar a entender que sua própria vida sim importa, e que é preciso buscar ter um autoconhecimento para aprender a caminhar diante das situações que vão surgindo.

A prevenção do suicídio não é simples como um abraço, porém um abraço é um passo para a pessoa sentir-se apoiada, valorizada, escutada e se incentivar a buscar ajuda especializada, pois como vimos as causas são complexas e individuais, mudando de leve a alta.
Segundo estudos, o suicídio existe desde pelo menos 2000 ac, e o último dado aponta que no mundo todo 700 mil pessoas morrem por suicídio.

TRATAMENTO É DIFERENTE DE APOIO

O apoio é para aliviar a angústia e reconstruir perspectivas positivas. Exemplo: plantão psicológico, cvv, suporte familiar e social.

O Tratamento tem como objetivo restabelecer a saúde e pode ser feito com equipe multidisciplinar. Exemplo: atendimento psicológico e psiquiátrico, grupo de família, amigos, escola, que são os aspectos sociais, saúde física.
Para saber mais informações, entre nesta página do Ministério da Saúde que fizeram a divulgação atualizada dos números no Brasil.
Ministério da Saúde divulga 1° boletim de suicídio no país; é a quarta causa de morte entre jovens – SES (saude.ms.gov.br)

Vamos mudar nosso olhar, transformar nossa vida mental com ajuda profissional especializada, e ajudar a muitas pessoas entenderem que buscar ajuda de uma psicóloga é entender que sua vida importa.

Quer conhecer mais do meu trabalho?
Entre em contato, deixe seu e-mail, fale comigo pelos canais disponíveis aqui em meu site. Será um prazer te ajudar em sua caminhada.

Marta Strele Psicóloga Clínica Especialista