Primeiramente vamos entender o que é a psicologia

@martastrelepsi-psicologa-emagrecimento-ansiedade-depressao-baralho-comeceagora-entendaapsicologia.png

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e utiliza-se de técnicas específicas para isto. É uma graduação, curso universitário de 5 anos, onde aprende-se sobre a profissão e as principais técnicas e seus teóricos.

São 5 anos de estudos teóricos e práticos, tendo o estudante a oportunidade de estar com seu supervisor (professor) nos últimos anos atendendo ao público no consultório da faculdade, tendo também estágios supervisionados em empresas, hospitais, etc. Porque procurar um psicólogo(a)?

Um profissional capacitado para ouvir, escutar o outro com um ouvido técnico podendo ajudar as pessoas em vários momentos de sua vida.

Trabalhamos sozinhos ou com equipes multidisciplinares atendendo em várias situações.

É uma ciência que cresce a cada dia e esta sendo reconhecida pelas pessoas em sua importância.

Aqui é um breve resumo do que é a psicologia, para que muitos possam entender que procurar um psicólogo(a), também faz a diferença em sua vida, transforma, liberta. Um profissional capacitado para escutar com sigilo e estar ao seu lado em todos os momentos, e você sentirá as mudanças dependendo da técnica, é claro, em dias, semanas, meses e até posso dizer neste primeiro contato. Um profissional para te ajudar a se auto conhecer é maravilhoso.

Enfim, são tantos os benefícios que seria importante pensar:

Porque não procurar este profissional?

Bjs.

Comece agora

@martastrelepsi-psicologa-emagrecimento-ansiedade-depressao-baralho-comeceagora2

Vá aos poucos, comece agradecendo três coisas em seu dia e já observará a diferença.

Pensar mais em você, não é ser egoísta, mas é cuidado. Cuidamos de tantas obrigações no nosso dia a dia, trabalho, escola, contas a pagar, família, problemas dos outros,… e você aonde fica?

Quando paramos para agradecer, cuidamos de nós mesmos, pois percebemos também a importância de cada situação de nossas vidas e o privilégio de ali podermos estar e resolvê-las.

Por mais difícil que pareça, vamos aprender a agradecer e aproveitar a caminhada, senão nada vale a pena, passa tudo rápido, escola termina, faculdade também, todos os cursos têm começo e fim, filhos crescem, nossos pais envelhecem e se vão, assim como nossos irmãos e muitos dos que amamos, doenças chegam devido o stress, ansiedade ou idade.

Pergunto: Como foi a caminhada? Você aproveitou? Viveu? Chorou? Amou? Abraçou? Deixou de abraçar? Agradeceu?

Agradeça agora, aproveite o fim do texto e comece já.

Agradeço por você ter parado e lido este texto e agradeço a oportunidade de poder te fazer refletir e se transformar.

Bjs

SÁBIO É AQUELE QUE USA SEUS ERROS PARA CRESCER​

@martastrelepsi-psicologa-compulsaoalimentar-atendimentoonline-saopaulo-terapiadecasal.jpg

Interessante sempre lembrar das nossas vidas quando crianças; tentamos andar direto? Não. Nossos primeiros passos são: manter o equilíbrio para sentar-se, sim, é assim que acontece, e depois com muito treino o engatinhar. Tudo na infância envolve tentativas, erros e acertos.

Crescemos e o social muitas vezes não nos permite errar e nos julga quando isto acontece.

Pronto.

Aqui começa uma sequência de culpas, como se nascêssemos prontos.

Vivemos cercados por nossos pensamentos o tempo todo e precisamos aprender a lidar com o que é certo, duvidoso e oque não é. Como assim, não é? Sim, nossa mente nos prega peças criando situações como se fossem reais, por isso é importante observarmos nossos pensamentos e diariamente fazermos uma higiene mental.

Vamos deixar no passado oque é do passado, como o nome diz, passou, já foi. Aprendemos com o passado, para construirmos um presente melhor e um futuro melhor ainda. É nesta fase, que transformo meus erros aprendendo oque é meu, oque é do outro e faço melhor.

Senão gostei do que fiz me reposiciono e sigo, ficar preso no passado, não faz bem, traz mágoas, ansiedade e várias doenças que somatizam no corpo, pois se a mente, minha morada, está cheia de negatividade, meu corpo adoece (psicossomatização).

Sejamos sábios em nossa caminhada e aprendamos a transformar nossa vida, tomar o controle de nossa mente, atos e

conseguiremos crescer e ser quem queremos e precisamos para dar continuidade a nossa jornada.

Beijos

QUAL A OPINIÃO QUE VOCÊ TEM DE VOCÊ MESMO?

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-9

O que pensamos de nós mesmos afeta profundamente a maneira pela qual levamos nossa vida, quantas vezes nos sentimos presos em um determinado ponto achando que não conseguimos andar e damos várias explicações para isto.

Quem gosta de uma boa leitura para crescimento, um dos livros que indico é Mindset- a nova psicologia do sucesso, da autora Carol Dweck, neste ela nos traz seu trabalho mostrando a importância de sermos flexíveis conosco.

É uma visão interessante, mas não nova, se assim posso dizer, observamos com vários casos como somos rígidos com nosso eu. Socorro!!!! Kkkk

Sempre pensamos que nascemos prontos para determinadas situações e ponto, exemplo: só serei um excelente músico, médico, engenheiro etc. se minha família segue está linhagem, quantos já não ouvimos falar frases assim: Vai ser médico porque a família toda é, e outros exemplos neste nível. Em várias situações assim acontece, nos colocando mais e mais em uma linha de fracasso, desânimo, desespero.

Tirando a aptidão e o dom que também existe e é assunto para um outro momento kkkk precisamos pensar que todos sem exceção precisam se esforçar para checar em seu destino escolhido.

Precisamos saber quem somos, oque gosto e não gosto, oque quero, MEU EU e assim valorizar o aprendizado, admirando o esforço diário. Criar estratégias para se chegar aonde VOCÊ quer, se esforçar em crescer cada dia mais e não em se julgar, se menosprezar.

Pare agora de se julgar!

Está atitude só te atrapalha, te aprisiona não lhe proporcionando estratégias para que você dê o próximo passo, te fixando em seus medos, dúvidas e não saberes.

Olhe para você! Pense em sua caminhada, oque você quer conquistar? Quais estratégias são necessárias para você alcançar o que quer? Valorize seu passo a passo, suas vitórias por menor que pareçam são suas conquistadas com esforço e ninguém tem o direito de te tirar isto, só você mesmo e sei que não é isto que você quer.

Siga cada dia acreditando em seu crescimento e investindo suas forças neste objetivo, assim como uma flor tem todo um processo para se transformar você também tem.

Acredite em você, em seu potencial e verá quantas mudanças vai conquistar.

Crie uma mente de transformação um ambiente acolhedor.

Bjs

Depressão não é frescura- procure ajuda

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-depressao

Depressão é considerada o mal do século, é um transtorno de humor que afeta várias áreas da vida, é um transtorno mais comum e que vem crescendo em todo o mundo.

É considerado o mal do século.

Tem sua herança genética e fatores ambientais podem desencadeá-la, como situações de estresse ou conflito. Como anda seu estresse? Tem buscado se autoconhecer e entender      quais situações tem trazido este desconforto a você?

Para saber se realmente você está com depressão é preciso em primeiro lugar observar se vem sentindo durante umas duas semanas ou mais alguns destes sintomas: choro fácil, desânimo diante da vida, falta de prazer nas atividades, pessimismo, medo, insegurança, dificuldade de se concentrar, alterações no apetite e no desejo sexual…. Se sim, está com algum ou mais de um destes sintomas e não entende o porquê, está na hora de buscar ajuda de um profissional da saúde mental, psicóloga e/ou psiquiatra que são os responsáveis a te orientar, avaliar e recomendar o tratamento adequado.

Apatia, tristeza em excesso, podem levar a pensamentos negativos e a pessoa se sentir incapaz, inadequada, com baixa estima.

Nem toda a depressão é igual, sendo necessário identificar as características para melhor tratamento e quanto antes forem identificados melhor será a resposta ao tratamento.

A depressão vai dando seus sinais gradualmente, tem sintomas mais fáceis de serem notados, como tristeza, apatia, … e nos casos mais graves levam a pensamentos de morte e a pessoa pode querer tirar a própria vida, sem entender o que desencadeou toda a situação.

É importante olharmos para a depressão como uma doença que ela é, e não como frescura, querer chamar a atenção. Assim como buscamos tratamento para pressão alta, diabetes, cardiopatias é preciso ter este olhar, este cuidado com as doenças mentais também, pois todo o corpo padece e a família também sofre junto.

Importante também é cuidar desta família, desta rede de apoio, que muitas das vezes ficam sem informações adequadas e com suas próprias angústias, sem saberem como aconteceu, o que fazer para ajudar e como também cuidar dos próprios medos e incertezas.

TRATAMENTO

O tratamento eficaz é feito de duas formas, medicamentos e psicoterapia.

Medicamento porque existe um desequilíbrio químico no cérebro desta pessoa que sofre de depressão onde o neurotransmissor tem uma comunicação alterada com as células nervosas, a medicação entra aqui para fazer as correções.

O papel da psicoterapia é muito importante, pois a depressão pode prejudicar diversas áreas da vida desta pessoa social, profissional, pessoal, conjugal, familiar, como baixa na libido, falta de concentração, irritabilidade excessiva etc.

E é na psicoterapia que o paciente irá compreender as fontes desta angústia e irá junto com o profissional criar um entendimento e uma ação eficaz para uma melhora efetiva.

Olhar para o futuro

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-8.jpg

Olhar para o hoje e ver onde você chegou, o que já conquistou.

Olhar para o passado e observar a trajetória até agora, sem julgamentos, apenas observar como se estivesse assistindo a filme.

Ai, PARE! Olhe para o futuro e pense: “Como você quer ver daqui a 1 ano, nesta mesma data?

É importante esta pausa, poder respirar e deixar as imagens e pensamentos fluírem em você.

Quando você olha para você hoje, está satisfeito com o que atingiu? Aonde chegou?

A maioria das pessoas dirá, não estou. E é esperado está resposta e vamos partir deste ponto para traçarmos nosso futuro. Olhar para o seu passado, não conseguimos mudá-lo, mas conseguimos transformá-lo, pois transformo meu eu hoje, para atingir um futuro melhor.

Muitos nem gostam de olhar para o passado, porque dói, são muitas marcas, luto, rancores, decepções. Outros são vários momentos bons, alegrias, amigos, mesa cheia e hoje nem tanto assim, ou mesmo, na alegria externa, o choro interno, o grito no silêncio que precisa ser ouvido para o crescimento no futuro.

O futuro me fala de realizações pessoais e profissionais, mas também de um envelhecer, algo normal e esperado da humanidade.

Queremos um envelhecer melhor, saudável, meu corpo, meu mundo.

Nossos pensamentos senão cuidados nos levam a dores no corpo, doenças como: gastrite, excesso de peso, pressão alta, problemas cardíacos, câncer entre outros.

Diga a você mesmo, EU QUERO E VOU MELHORAR.

Temos tempo para isto. Precisamos de coragem, força de vontade, perder o medo de se olhar no real espelho, seu próprio eu.

Tem uma frase do livro O Pequeno Príncipe de Antonie de Saint Exupery que diz assim:

“Tú te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”,

Se cativamos bons sentimentos somos responsáveis por eles e os maus sentimentos cativados? Serão maus mesmos ou são formas de ver que não foram entendidas da maneira correta?

Olhar para o negativo entendendo sua questão e saber que cresço quando olho para as situações difíceis e me entendo diante dela, pronto, agora sigo cuidando do meu eu machucado e fazendo que ele cresça, cativando minhas conquistas por menores que sejam, são minhas e preciso me responsabilizar por elas para conquistar meu futuro, o futuro que venho planejando.

Posso melhorar minha aparência, meus relacionamentos, minha forma de ver Deus e me colocar como uma criatura diante de um criador.

O futuro são páginas escritas no hoje, mas com as marcas do passado.

Então levante-se agora e pense em você, sua vida é uma empresa onde você é o dono e tem o dever de levá-la ao sucesso.

Transforme-se agora e seu futuro será oque quer e sejas responsável pelo seu mundo interno, cuide dele e verás quão bom será.

Deixe seu comentário, curta, cadastre-se para receber mais reflexões e visite minhas redes sociais.

O AUTOCONHECIMENTO, O QUE É ISTO?

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-7

Autoconhecimento é quando nos conhecemos lá dentro, sabe? Conheço exatamente minhas fraquezas e minhas forças, meus medos, confianças, oque quero e não quero, o que é meu e o que é do outro.

Olho sem julgamentos para dentro de mim, aprendendo porque sou assim, como cheguei aqui.

É mais profundo e intenso do que um simples olhar, é mergulhar em mim mesmo, olhar em meus olhos me encontrar e reencontrar, me perdoar, me resignificar, crescer, me amar.

Importante procurar um especialista um psicólogo, pois com as técnicas devidas este conhecimento será profundo e esclarecedor.

Claro que no início, como em toda construção, haverá uma desconstrução, onde nos fará pensar, dói, muitas vezes choramos, mas crescemos em cada passo, nos transformamos, saímos melhores, entendendo a nós mesmos e tudo o que nos cerca.

“Somos o reflexo do nosso mundo interno”.

Não temos que ter medo de olhar em nossos próprios olhos e querer nos conhecer mais e mais.

O Dr. Augusto Cury, diz que:” Devemos ter um caso de amor com nós mesmos.”

Amo está frase, é libertadora. Ter um caso de amor comigo mesmo, preciso me apaixonar, fazer coisas boas por mim, entender, suportar, melhorar meus defeitos. Antes de amarmos o outro temos que nos amar como somos, pois, somos únicos e feitos por um algo maior e uma união de amor.

Valorizamos demais o externo, o outro e de menos a nós mesmos. Quantos são os casos que vemos de agressões, bullyings, preconceito, suicídios, depressão e as doenças que estão crescendo a cada instante, um ataque ao próprio corpo. Nosso corpo é uma máquina inteligente e quando nosso cérebro percebe o quanto está carregado, para não se esgotar mais, ele envia mensagens para o corpo, de sobrecarga e descarrega em algum órgão sobre forma de doença, chamamos de psicossomatização.

O amor próprio, o autocuidado, o autoconhecimento é a chave para fugirmos destas situações.

Entender e querer entender quem sou? Olhar para minhas escolhas e entender, como cheguei a elas.

Crescer e VIVER.

Muitos de nós estão sobrevivendo, ou seja, tentando viver em meio a situações adversas, se debatendo, fazendo de tudo para continuar.

PRECISAMOS VIVER!!!

Quando me conheço, observo as situações, sei até onde posso ir, sei dizer sim e não, então não sofro pelas decisões tomadas porque conheço meu mundo, me cuido.

Viver seguindo escrevendo meu dia, sabendo que nada foi escrito neste dia, e eu posso escrever com sabedoria e amor.

Então pense: Quero viver ou sobreviver? Minhas decisões, minhas escolhas.

Quando nos conhecemos temos uma visão diferente da vida,

Desejo a todos que deem o primeiro passo em busca de si mesmo e verás como é bom se conhecer e viver.

Reeducação Alimentar/ Reeducação Emocional

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-6jpg

Poder comer é uma dádiva de Deus, temos saúde e podemos nos alimentar, e precisamos aprender a ter saúde em nossas refeições.

Ao longo dos anos fui aprendendo a me alimentar de maneira mais saudável, entendendo o que significa o comer.

Quantas pessoas não têm mais prazer para se alimentarem?

Estamos mais preocupados com a Ditadura da Beleza, e deveríamos nos preocupar na realidade com nossa saúde. Sim, nós brasileiros entramos na estatística da obesidade que cresce cada vez mais. Pode pesquisar e vai ver nas revistas, jornais impressos, televisivos etc. A mesma notícia com dados cada vez mais alarmantes.

A vida é feita de escolhas certo?

Então não conseguimos fazer uma escolha assertiva? Porque está mais impresso em nós do que imaginamos. Desde nossas infâncias aprendemos que a criança gordinha é a mais saudável, quantos de nós tomamos remédios porque éramos tão magros e preocupávamos nossos pais, pois em nossa infância não existia tanta informação sobre alimentação como existe hoje.

Para acalmar uma birra, um docinho, a frase:

“Se você comer toda a comida ganha um doce,” e outras.

Sem julgamentos aqui somente conhecimento e crescimento para um entendimento maior de nossa alimentação.

Várias são as dietas que surgem ao longo de anos e muitas persistem até os nossos dias atuais mudando apenas o nome. Quantas e quantas pessoas já não tentaram tentas dietas e medicamentos em prol de um corpo belo, ao invés de buscarem a saúde em seu corpo e mente?

Quando surge a reeducação alimentar é justamente uma proposta de mudança definitiva na maneira de nos alimentarmos, entendendo mais os alimentos, seus nutrientes, vitaminas, benefícios. É uma mudança pouco aos poucos. Não gosto muito da palavra mudança, mudar gera incômodos, prefiro dizer transformação, pois busco evoluir.

Acredito que mais que um corpo perfeito devemos buscar uma saúde melhor para vivermos nossas vidas e cuidarmos de nossas famílias, empregos, etc. Reeducação alimentar o foco não é comer menos, mas comer de forma saudável.

E a Reeducação Emocional?

É quando aprendo a lidar com minhas emoções, conhecê-las, e aprender a não as deixar me influenciar enquanto me alimento. Estamos alegres!!!! Vamos comer.

Estamos tristes!!! Vamos comer.

Ansiosos, frustrados, eufóricos, angustiados, perdidos, sozinhos, inquietos, etc.

Vamos Comer.

Quando entendo meus sentimentos, meus pensamentos, me conecto comigo mesmo, me abraço, me entendo, me apoio, começo a cuidar de mim e não apenas colocar na boca as coisas sem perceber o que está por trás daquela escapada da dieta, por trás daqueles vários doces, salgadinhos e outros alimentos ingeridos em excesso.

Transtornos alimentares estão por todos os lados, pessoas que sofrem com estes problemas sérios e precisam de ajuda real e outras tantas que comem de maneira exagerada por não saberem como canalizar, desviar as emoções de maneira que parem de engordar, pois a saúde pede socorro e no desânimo de tantas tentativas frustradas, se entregam as comidas não tão saudáveis e se esquecem por não saber o que fazer.

Falar deste tema é muito importante, pois não é só reeducar o olhar aos alimentos, mas reeducar o olhar para as emoções, as próprias emoções.

Um profissional da Psicologia poderá te ajudar a entender suas emoções, e te ajudar nesta caminhada. Se você pensa é impossível. Digo-te:  NÃO É. Assusta por ser diferente, mas é possível com esforço e disciplina reeducar suas emoções e sua alimentação e obter saúde para a vida.

COMER COM OS 5 SENTIDOS

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-5

Você já ouviu este termo? Comer com os cinco sentidos?

Se sim fico feliz, se não vou te falar como funciona.

Saber comer é aproveitar estar a mesa frente aos alimentos, antes de colocarmos a boca, Sentir seu cheiro, os ingredientes, olfato.

Aprender a importância de fazer seu próprio alimento, através do toque, do tato sentir sua textura, sua maciez, robustez….

Olhar para este alimento, ver sua cor, apreciá-lo. Visão.

Ao colocá-lo a boca sentir o seu gosto, apreciando com seu paladar e deixando seu cérebro registrar este sentimento, aproveitando para escutar sua crocância.

Comer é uma arte e quando assim fazemos, aprendemos a controlar nossas emoções a

mesa, pois nos dias em que vivemos, cada vez mais comemos de maneira acelerada para podermos dar conta de todo nosso dia. Chegamos para nos alimentar correndo, engolindo a comida e quando terminamos temos a sensação de estômago vazio ainda e vamos então preenchendo com mais alimentos, alimentos adocicados, gaseificados mais e mais.

Observar o que comemos é fundamental para obtermos saúde em nosso corpo e em nossa mente.

Quantos não são os pesquisadores que nos mostram pelos seus estudos, que os alimentos têm o poder de curar várias doenças, de acalmar nossas inquietudes, de transformar nossas vidas.

Outra coisa não pular as refeições.

Vale lembrar, quando pulamos as refeições chegamos na próxima com mais fome e com o corpo cansado, por falta de nutrientes, vitaminas…

Sei que neste mundo agitado que vivemos, torna-se difícil fazer uma alimentação adequada, mas precisamos nos esforçar para dar saúde a nós mesmos. Isto é autocuidado, amor próprio, devemos isto a nós mesmos.

As estantes das livrarias estão cheias de bons títulos para alimentação, assim como autoajuda, mas não adianta termos tantas informações e não executarmos o que temos já em nós, ficaremos apenas mais cheios de informações sem saber o que fazer com tudo isto.

Digo-te, comece a se planejar hoje, já.

Responda para você mesmo: Qual a importância de me alimentar bem? Qual a importância de controlar minhas emoções a mesa? Por que preciso fazer isto? Como está minha saúde? Como quero estar daqui há 10 anos em questão de saúde? E por que não refletir sobre isto agora?

Comer é para nutrirmos o corpo, dar energia a nossa máquina e um momento prazeroso.

Não pule as refeições, aprenda a se alimentar de forma adequada e verás como sua vida vai se transformando cada dia.

Você come no piloto automático?

@martastrelepsi-psicologa-psicologia-emagrecerrapido-ansiedade-depressao-comernopilotoautomatico

O ato de comer não é automático.

A digestão é automática, o bater do coração é automático, o comer não.

Antes de comer, sempre temos pensamentos, mesmo não estando plenamente consciente deles, pode até ser um pensamento simples.

Sendo importante reconhecer estes pensamentos e as emoções também envolvidas neste instante.

Quantas são as vezes que vamos até o armário, ou a geladeira para comer algo e não estamos com fome física, mas sim, vontade, desejo, fissura, fome emocional. E comemos um alimento não para nutrir o corpo mas para aplacar nossas emoções, tristeza, angústia, euforia, raiva, desilusões, entre outras.

Sendo de fundamental importância reconhecermos estas emoções e quando abrirmos a porta do armário ou geladeira pensarmos: Tenho fome de que?
Se você perceber que seu estômago não está doendo ou roncando, ( fome física ), feche a porta, saia do local e vá fazer algo que goste. Sim, distraia sua mente. Brinque com seu pet, escove os dentes, ligue para um amigo ou parente, leia um livro, arrume suas gavetas, arrumar ou lavar o carro, ou seja, se distraia, em 20 min. aproximadamente, está vontade passará.

Outra técnica importante e prazerosa, um santo remédio. Respire calmamente observando seu corpo, inspire observando seus pontos de tensão e vá soltando. Medite, deixando seus pensamentos passarem por você, como se você estivesse ouvindo uma música.

Faça uma lista com várias coisas que você gosta de fazer ou gostaria de aprender, como tocar um instrumento ou falar um novo idioma e nestes momentos aproveite para fazer algo desta lista ou aprender algo novo, trazendo fortalecimento em seu objetivo.

É importante reconhecer este pensamentos e também os sabotadores que dizem;

“Tudo bem se você comer isto agora, amanhã você recomeça sua dieta.”

Responda a estes pensamentos dizendo: ” Não está bem, vai me tirar do meu planejamento. Quero ter saúde, emagrecer, caber em minhas roupas, me sentir bem.”

Modificando seus pensamentos, você mudará seu comportamento para sempre, modificando seu comportamento, emagrecerá.

Assim passo a passo, você recuperará sua vida e se sentirá melhor.

Resistir a estes pensamentos é fortalecer sua autoestima e desenvolver a coragem necessária para seu processo de emagrecimento, de saúde.

Bjs

Cuidem-se!