Blog

Setembro Amarelo, juntos pela vida

Setembro amarelo é uma campanha que tem ocorrido mundialmente pela prevenção do suicídio, a data oficial é em 10 de setembro, porém no Brasil, a campanha tem ocorrido durante todo o mês. O objetivo da campanha é fomentar o debate e gerar ações de prevenção ao suicídio.
Suicídio se entrelaça com a existência, finitude e sofrimento. É o ato da própria pessoa executar a morte, de forma consciente e intencional.

A causa é multifatorial, ou seja, entre fatores ambientais, interpessoais, sociais, genéticos, culturais, filosóficos, religiosos, psicológicos, transtornos mentais, depressão, alcoolismo, esquizofrenia, isolamento social, perdas recentes, ansiedades, individuais entre outros. Não existe uma causa única.

É um fenômeno complexo com muito tabu e incompreensão, levando ao entendimento de que é “frescura” ou “quer chamar a atenção”.

O suicídio não segue uma linha igual para todos, vai do risco leve, moderado e alto, estes riscos estão sempre em movimento, orientam e direcionam o cuidado e o tratamento.

É importante entender e escutar sempre que uma pessoa falar em tirar sua própria vida, sem julgamento e ajudar a entender que sua própria vida sim importa, e que é preciso buscar ter um autoconhecimento para aprender a caminhar diante das situações que vão surgindo.

A prevenção do suicídio não é simples como um abraço, porém um abraço é um passo para a pessoa sentir-se apoiada, valorizada, escutada e se incentivar a buscar ajuda especializada, pois como vimos as causas são complexas e individuais, mudando de leve a alta.
Segundo estudos, o suicídio existe desde pelo menos 2000 ac, e o último dado aponta que no mundo todo 700 mil pessoas morrem por suicídio.

TRATAMENTO É DIFERENTE DE APOIO

O apoio é para aliviar a angústia e reconstruir perspectivas positivas. Exemplo: plantão psicológico, cvv, suporte familiar e social.

O Tratamento tem como objetivo restabelecer a saúde e pode ser feito com equipe multidisciplinar. Exemplo: atendimento psicológico e psiquiátrico, grupo de família, amigos, escola, que são os aspectos sociais, saúde física.
Para saber mais informações, entre nesta página do Ministério da Saúde que fizeram a divulgação atualizada dos números no Brasil.
Ministério da Saúde divulga 1° boletim de suicídio no país; é a quarta causa de morte entre jovens – SES (saude.ms.gov.br)

Vamos mudar nosso olhar, transformar nossa vida mental com ajuda profissional especializada, e ajudar a muitas pessoas entenderem que buscar ajuda de uma psicóloga é entender que sua vida importa.

Quer conhecer mais do meu trabalho?
Entre em contato, deixe seu e-mail, fale comigo pelos canais disponíveis aqui em meu site. Será um prazer te ajudar em sua caminhada.

Marta Strele Psicóloga Clínica Especialista







Quer saber mais sobre esse artigo?

Entre em contato!