Blog

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-6jpg
Reeducação Alimentar/ Reeducação Emocional

Poder comer é uma dádiva de Deus, temos saúde e podemos nos alimentar, e precisamos aprender a ter saúde em nossas refeições.

Ao longo dos anos fui aprendendo a me alimentar de maneira mais saudável, entendendo o que significa o comer.

Quantas pessoas não têm mais prazer para se alimentarem?

Estamos mais preocupados com a Ditadura da Beleza, e deveríamos nos preocupar na realidade com nossa saúde. Sim, nós brasileiros entramos na estatística da obesidade que cresce cada vez mais. Pode pesquisar e vai ver nas revistas, jornais impressos, televisivos etc. A mesma notícia com dados cada vez mais alarmantes.

A vida é feita de escolhas certo?

Então não conseguimos fazer uma escolha assertiva? Porque está mais impresso em nós do que imaginamos. Desde nossas infâncias aprendemos que a criança gordinha é a mais saudável, quantos de nós tomamos remédios porque éramos tão magros e preocupávamos nossos pais, pois em nossa infância não existia tanta informação sobre alimentação como existe hoje.

Para acalmar uma birra, um docinho, a frase:

“Se você comer toda a comida ganha um doce,” e outras.

Sem julgamentos aqui somente conhecimento e crescimento para um entendimento maior de nossa alimentação.

Várias são as dietas que surgem ao longo de anos e muitas persistem até os nossos dias atuais mudando apenas o nome. Quantas e quantas pessoas já não tentaram tentas dietas e medicamentos em prol de um corpo belo, ao invés de buscarem a saúde em seu corpo e mente?

Quando surge a reeducação alimentar é justamente uma proposta de mudança definitiva na maneira de nos alimentarmos, entendendo mais os alimentos, seus nutrientes, vitaminas, benefícios. É uma mudança pouco aos poucos. Não gosto muito da palavra mudança, mudar gera incômodos, prefiro dizer transformação, pois busco evoluir.

Acredito que mais que um corpo perfeito devemos buscar uma saúde melhor para vivermos nossas vidas e cuidarmos de nossas famílias, empregos, etc. Reeducação alimentar o foco não é comer menos, mas comer de forma saudável.

E a Reeducação Emocional?

É quando aprendo a lidar com minhas emoções, conhecê-las, e aprender a não as deixar me influenciar enquanto me alimento. Estamos alegres!!!! Vamos comer.

Estamos tristes!!! Vamos comer.

Ansiosos, frustrados, eufóricos, angustiados, perdidos, sozinhos, inquietos, etc.

Vamos Comer.

Quando entendo meus sentimentos, meus pensamentos, me conecto comigo mesmo, me abraço, me entendo, me apoio, começo a cuidar de mim e não apenas colocar na boca as coisas sem perceber o que está por trás daquela escapada da dieta, por trás daqueles vários doces, salgadinhos e outros alimentos ingeridos em excesso.

Transtornos alimentares estão por todos os lados, pessoas que sofrem com estes problemas sérios e precisam de ajuda real e outras tantas que comem de maneira exagerada por não saberem como canalizar, desviar as emoções de maneira que parem de engordar, pois a saúde pede socorro e no desânimo de tantas tentativas frustradas, se entregam as comidas não tão saudáveis e se esquecem por não saber o que fazer.

Falar deste tema é muito importante, pois não é só reeducar o olhar aos alimentos, mas reeducar o olhar para as emoções, as próprias emoções.

Um profissional da Psicologia poderá te ajudar a entender suas emoções, e te ajudar nesta caminhada. Se você pensa é impossível. Digo-te:  NÃO É. Assusta por ser diferente, mas é possível com esforço e disciplina reeducar suas emoções e sua alimentação e obter saúde para a vida.







Quer saber mais sobre o assunto?

Assista ao vídeo!