Blog

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-depressao
Depressão não é frescura- procure ajuda

Depressão é considerada o mal do século, é um transtorno de humor que afeta várias áreas da vida, é um transtorno mais comum e que vem crescendo em todo o mundo.

É considerado o mal do século.

Tem sua herança genética e fatores ambientais podem desencadeá-la, como situações de estresse ou conflito. Como anda seu estresse? Tem buscado se autoconhecer e entender      quais situações tem trazido este desconforto a você?

Para saber se realmente você está com depressão é preciso em primeiro lugar observar se vem sentindo durante umas duas semanas ou mais alguns destes sintomas: choro fácil, desânimo diante da vida, falta de prazer nas atividades, pessimismo, medo, insegurança, dificuldade de se concentrar, alterações no apetite e no desejo sexual…. Se sim, está com algum ou mais de um destes sintomas e não entende o porquê, está na hora de buscar ajuda de um profissional da saúde mental, psicóloga e/ou psiquiatra que são os responsáveis a te orientar, avaliar e recomendar o tratamento adequado.

Apatia, tristeza em excesso, podem levar a pensamentos negativos e a pessoa se sentir incapaz, inadequada, com baixa estima.

Nem toda a depressão é igual, sendo necessário identificar as características para melhor tratamento e quanto antes forem identificados melhor será a resposta ao tratamento.

A depressão vai dando seus sinais gradualmente, tem sintomas mais fáceis de serem notados, como tristeza, apatia, … e nos casos mais graves levam a pensamentos de morte e a pessoa pode querer tirar a própria vida, sem entender o que desencadeou toda a situação.

É importante olharmos para a depressão como uma doença que ela é, e não como frescura, querer chamar a atenção. Assim como buscamos tratamento para pressão alta, diabetes, cardiopatias é preciso ter este olhar, este cuidado com as doenças mentais também, pois todo o corpo padece e a família também sofre junto.

Importante também é cuidar desta família, desta rede de apoio, que muitas das vezes ficam sem informações adequadas e com suas próprias angústias, sem saberem como aconteceu, o que fazer para ajudar e como também cuidar dos próprios medos e incertezas.

TRATAMENTO

O tratamento eficaz é feito de duas formas, medicamentos e psicoterapia.

Medicamento porque existe um desequilíbrio químico no cérebro desta pessoa que sofre de depressão onde o neurotransmissor tem uma comunicação alterada com as células nervosas, a medicação entra aqui para fazer as correções.

O papel da psicoterapia é muito importante, pois a depressão pode prejudicar diversas áreas da vida desta pessoa social, profissional, pessoal, conjugal, familiar, como baixa na libido, falta de concentração, irritabilidade excessiva etc.

E é na psicoterapia que o paciente irá compreender as fontes desta angústia e irá junto com o profissional criar um entendimento e uma ação eficaz para uma melhora efetiva.







Quer saber mais sobre o assunto?

Assista ao vídeo!