Blog

@martastrelepsi#psicologa#compulsaoalimentar#atendimentoonline-3
Você tem cuidado da sua alimentação com amor ou insegurança?

Te explico.

Nosso autocuidado começa pelo que comemos, e estamos tão automatizados que nem percebemos o que e como comemos. Quantas vezes você come algo e depois percebe que nem estava com fome, nem vontade e nem sabe por que comeu, e diz a si mesmo, só porque sim? Várias e várias vezes.

Ensino muitas pessoas, a observar como estão comendo pelos sentidos diariamente e nem se apercebendo que já está tudo tão no piloto automático que não percebemos o quanto as emoções estão conosco em nossa alimentação.

Tristeza, angústia, alegria, euforia, tédio, insatisfação e outras emoções nos fazem comer para amenizar o sentimento e esquecer a dor.

Emoções existem para serem sentidas, experienciadas e vividas. Precisamos aprender a sentir as emoções e vivenciá-las de forma correta sem ir para a comida, bebida, jogos, drogas, e outras válvulas de escape. (sem julgamento aqui, são fatos)

O ato de comer é prazeroso, é ótimo e virou algo terrível com tabus, mitos, verdades, engorda, faz mal, pode e não pode. SOCORRO!!! Que cansaço e que tristeza tudo isto. É preciso ter prazer em comer, é um ato de amor com nosso próprio corpo e deve ser visto assim, não contando calorias, não pensando se engorda ou não. Estas inseguranças não ajudam no emagrecimento pelo contrário, atrapalham e arrastam para as dietas restritivas que levam as compulsões, ansiedade e efeito estufa.

Reaprenda a se alimentar

Tenha prazer agora, cuide de você com amor, do seu corpo com sabedoria, não importa o que você irá comer, coma devagar, sinta o cheiro, ouça se é crocante ou não, sinta os sabores, enfim coma com seus 5 sentidos, redescubra o prazer e sinta sua mente desacelerar. É uma prática diária, dando um passo de cada vez com calma e perseverança, pois é para você. Redescobrir o que gosta. Comer de forma calma e com atenção. Excelente para ouvir seu corpo.

Deixe os medos e inseguranças da alimentação de lado e tenha prazer nesta hora. Ouça seu corpo, sinta seu corpo, é muito importante. Se você se sentir muito agitado, ou sem energia.

PARE,

RESPIRE,

faça algo diferente como ligar para alguém, pentear o cabelo, espreguiçar, cantar uma música, levanta-se um pouco, mude de ambiente…. por alguns instantes apenas e verá como o corpo se renova. (Tem um e-book gratuito para vocês com 2 passos para começar já seu emagrecimento, peça o seu.)

Faço um trabalho na psicologia do emagrecimento bem interessante para ajudar a entender seus sentimentos e cuidar do corpo. Se você quiser conhecer, me envie um e-mail martastrelepsi@gmail.com, ou me chame por aqui, ou pelas minhas redes sociais, será ótimo poder te ajudar neste caminhar.

Não se culpe pelo que está passando, a vida é feita de fases, acredite com a ajuda profissional de uma psicóloga, você se sentirá melhor e continuará em sua caminhada.

Espero ter ajudado, ter feito você refletir e dar um passo em sua transformação.

Bjs

 







Quer saber mais sobre o assunto?

Assista ao vídeo!